ALCIDES CHIVANGU
A IMPORTANCIA DA CULTURA PARA O SER HUMANO
Para o antropólogo Edward B. Tylor, cultura é: “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Ou seja, é toda forma de criação e tradição criada exclusivamente pelo Homem, que ao contrário dos demais animais, possui racionalidade e consegue discernir o certo do errado, moral do amoral, ético do anti-ético, podendo ir até mesmo contra seus extintos.
Do ponto de vista das ciências sociais (isto é, da sociologia e da antropologia), a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Como termo geral, cultura significa a herança social e total da Humanidade; como termo específico, uma cultura significa determinada variante da herança social.
Assim, cultura, como um todo, compõe-se de grande número de culturas, cada uma das quais é característica de um certo grupo de indivíduos.
Sabido isso, embora o homem seja o único animal capaz de produzir cultura, a diversidade de culturas é muito grande, envolvendo diversos povos de todas as regiões com hábitos e tradições diferentes.
Todavia, a gama de culturas também traz consigo a diferenças, fazendo a relação entre as pessoas ser um pouco difícil, dependendo de seus costumes, idiomas e crenças. Ainda que vivamos em um mundo globalizado, todos os dias pode-se presenciar casos de xenofobia ou discriminação por causa das diferenças. E por isso, entendermos melhor as culturas pode fazer nos entendermos melhor uns aos outros.
Não obstante, a cultura traz para a humanidade um conhecimento e uma riqueza sem igual.
A cultura quando bem trabalhada, pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano da sociedade, com esta pode ser organizados eventos que tragam cultura e valorização para a cidade, sem contar o retorno financeiro que a mesma traz.
Outro beneficio que a cultura traz, é que com os eventos de longo prazo que ocorrem na cidade muitas crianças que vivem ou não tem a atenção de seus pais, saem das ruas para ir até um teatro, ou em um evento de cultura popular, que a propósito atinge públicos diferenciados como homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos a vantagem é que ao invés das crianças estarem nas ruas, estas estão em um evento que vai trazer conhecimentos, que poderá ser de grande importância para a sua vida futura.
” O homem é produto e produtor da cultura”.
Alcides Piedoso Ferreira Chivangu
alcideschivangu.com