O ENSINO SUPERIOR E SEUS DESAFIOS

“Aprender a Aprender, Aprender a Ser , Aprender a Estar com os Outros e Aprender a Partilhar”

A Universidade cria externalidades.

Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica.

O corpo docente de uma universidade deve ser composto de, no mínimo, um terço de mestres e doutores. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência terá que passar para os alunos.

A qualidade com que o docente desenvolve o ensino tem um impacto directo na qualidade com que os estudantes se apropriam dos objectivos no seu processo de formação.

O controlo e a qualidade de ensino também passa pela opinião dos estudantes sobre a qualidade da docência recebida, pelo cumprimento do calendário estabelecido em cada ano académico.

Em outras palavras, a universidade é uma instituição académica que treina indivíduos em pesquisa e os capacita a resolver problemas.

As instituições de ensino superior têm a missão de preservar, desenvolver e promover a cultura da humanidade e, em particular, do país. Através do desenvolvimento das suas funções substantivas(formação, investigação e extensão), podem alcançar relevância social e elevar a educação dos cidadãos.

Será que as universidades angolanas seguem estes pressupostos?

E os estudantes ou profissionais angolanos sabem a importância de frequentar e terminar uma universidade?

Uma das principais razões é que as oportunidades que a sociedade oferece a uma pessoa com ensino superior são maiores em relação a quem não tem o ensino superior.

Aquele que sabe mais obtém as melhores oportunidades.

“O estudo não é simplesmente uma formação técnica, mas uma formação que exige também um sentido de responsabilidade de cada um, sobretudo na juventude, em relação à nossa Pátria, em relação ao nosso Povo”.
Agostinho Neto, 1978

Por essa razão, pretende-se que a universidade passe a ser, através dos seus milhares de alunos, uma instituição atuante no quotidiano das comunidades, presente no dia-a-dia dos cidadãos e participante dos grandes debates da Nação.

Em síntese, procura-se uma universidade que se mistura com o povo. Uma universidade que se constrói a partir do seu comprometimento com as necessidades da comunidade em que está inserida. Uma universidade, enfim, mais viva, mais atuante e mais presente na vida dos angolanos.

Talvez, a partir dessa visão de universidade, as três componentes (ensino, pesquisa e extensão) possam dialogar, somar esforços e realmente contribuir para a formação de verdadeiros cidadãos.

Autor:

Alcides Piedoso Ferreira Chivangu.
Lic. Ciências da Educação,Especialização em Educação Moral e Cívica ( Cientista da Educação);
Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações;
Neuropsicopedagogo; Consultor em desenvolvimento pessoal; Docente;
Autor: O Psicólogo como Mediador de conflitos nas organizações;
Propósito. Ferramentas para alcançar a felicidade;
Bem-Estar e Saúde Mental. Uma Psicologia para o seu Dia-a-Dia ( Co- autoria);
Manuel de Treinamento de Desenvolvimento Pessoal e Profissional: O Sucesso Começa na Imaginação;

chivango73@gmail.com
www.epromovdosaber.ao
+244923607007
alcideschivangu.com

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *