LEIA COM CALMA ESSA IMAGINAÇÃO QUE SAIU DA MINHA CABEÇA!!!

Em PSICOLOGIA, fala-se da diferença entre a IDADE CRONOLÓGICA e a MENTAL…. A CRONOLÓGICA vai significar a quantidade do tempo vivido, dos anos que um indivíduo tem (20 anos, 25, 30, 40, por diante); ao passo que a MENTAL significará o grau de maturidade, desenvolvimento mental, intelectualidade, nível de crescimento mental e capacidade de resolver problemas com eficáciae eficiência. Assim, muitos têm 30 anos de idade na ” IDADE CRONOLÓGICA” (homem adulto), e ao mesmo tempo continuam bebés de 2 anos na “IDADE MENTAL” pois, mentalmente não cresceram e nem desenvolveram capacidades de resolução dos problemas das suas idades cronológicas.
Agora, se aplicarmos essa lógica nos relacionamentos vamos encontrar casais que vivem juntos há 5, 10, 15, 20, 30 anos por diante mas sem intimidade, sem conexão, sem química, sem empatia, sem compreensão, sem paz, sem Amor verdadeiro, sem ternura e até mesmo sem se conhecerem profundamente um do outro. Neste contexto, os 5, 10, 15, 20, 30 anos por diante que estão juntos é apenas uma questão de “IDADE CRONOLÓGICA DO RELACIONAMENTO”…apenas contagem de passagem do tempo e dos anos vividos juntos….e não de partilhas de experiências, emoções, prazeres, desejos sonhos, ternuras, aventuras entre outros… Por outro lado, existem aqueles casais que apesar de estarem juntos por apenas dois ou 3 anos juntos (IDADE CRONOLÓGICA) mas suas vivências, entregas, partilhas um do outro, conexão, empatia, química, ternura, sensibilidade, responsabilidade, comprometimento, respeito, demonstração do verdadeiro Amor entre outros, parece de casais que já vivem juntos há 50 ou 100 anos (na IDADE CRONOLÓGICA).
Então, é tudo sobre a forma como nos entregamos, nos doamos um pelo outro; é tudo sobre a forma como cuidamos e nos importamos um do outro; é tudo sobre o grau de responsabilidade e comprometimento que se decide assumir um do outro; é tudo sobre Lealdade e submissão um pelo outro; é sobre carácter e personalidade; é sobre o amor vivido e não somente dialogado; é sobre mais empatia e simplicidade; é uma questão de conexão e a química; de atenção, intenção e realização; é sobre auto valorização e valorização do outro entre outros elementos que firmam o relacionamento e o tornam seguro…. E NÃO PORQUE JÁ VIVEM JUNTOS DURANTE 100 OU 200 ANOS…!
….UM RELACIONAMENTO SEM RECIPROCIDADE É UMA FELICIDADE FALSA E ADESÃO AO SOFRIMENTO GRATUITO ALHEIO…. não olhe só nos sentimentos que tens, foque também na reciprocidade…!
Att. Luís Venâncio